Pesquisar este blog

sábado, 30 de julho de 2011

VII Roraima SESC Fest Rock.




Neste ano, o mais tradicional Festival de Rock de Roraima, o Roraima SESC Fest Rock, chega a sua sétima edição trazendo 10 bandas locais e as bandas Disritimiaä, do Amazonas, Los Porongas, do Acre, Nevilton, do Paraná e Cachorro Grande, do Rio Grande do Sul. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de Agosto no Ginásio do SESC Mecejana a partir das 20h. Mais informações: 3621-3939.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

5ª Encontro Internacional de Motos de Alta Cilindrada acontece em outubro.




A 5ª Edição do Encontro de Motos de Alta Cilindrada, promovido pelo Roraima Moto Clube, está se aproximando. O evento vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de outubro, com exposições de motos e atrações nacionais. O Roraima Moto Clube vem desenvolvendo há cinco anos um encontro para os amantes da motocicleta. O evento acontece no final do segundo semestre e sempre com diversas atrações, exposição de motos de alta cilindrada, praça de alimentação, estandes e outros serviços. Atualmente, os membros do Roraima Moto Clube estão no processo de divulgação, fazendo viagens para os países vizinhos e recrutando os motociclistas das regiões. “Fizemos uma viagem há pouco tempo para o extremo norte da Venezuela, onde estava acontecendo um grande encontro de motos de altas cilindradas. Lá divulgamos o nosso evento e convidamos alguns motociclistas. Em edições anteriores tivemos pessoas da Colômbia, Argentina e outros países que vieram trazer suas motos para exposição. Tivemos até membros do Moto Clube de São Paulo que vieram e depois seguiram viagem para o Caribe”, disse Rommel Brito, conselheiro do Roraima Moto Clube. O evento independente organizado pelo Motoclube, além do entretenimento sempre traz injeções na economia boa-vistense por conta da presença de estrangeiros. De acordo com Rommel Brito, o encontro conta com uma ótima organização e segundo os organizadores não aconteceram acidentes envolvendo motociclistas em nenhum dia das edições anteriores. As atrações para este ano já foram confirmadas: Emerson Nogueira e Banda, cover do Bee Gees e Frejat, com o rock dos anos 80. A 5ª Edição do Encontro de Motos de Alta Cilindrada acontecerá no estacionamento do Canarinho, em frente à Tropical Fiat. Vale ressaltar que é um evento voltado para todo tipo de público, desde crianças até adultos. “É interessante lembrar que nos eventos anteriores, as pessoas levavam cadeiras, mesinhas e sentavam-se na praça para apreciar a exposição. Algumas delas usando materiais dos nossos kits como camisas, bandanas ou canecas. Este ano terá de novo e vale ressaltar que é um evento aberto para todos. Queremos que ele entre para o calendário do Estado”, finaliza Rommel.


Conheça o Roraima Moto Clube.
O Roraima Moto Clube foi criado em julho de 2000 e conta, atualmente, com cerca de 50 associados. Para ingressar no Clube é necessário ter uma moto acima de 600 cilindradas de qualquer modelo. Os associados participam de reuniões itinerantes que são realizadas sempre às sextas-feiras. O Clube também promove passeios e viagens para seus membros. O perfil de nossos integrantes é bastante variado. Há funcionários públicos, médicos, empresários, dentistas, comerciantes, militares, dentre outros. São pessoas que têm o motociclismo como um prazer. Os interessados em conhecer melhor o trabalho do Roraima Moto Clube podem ligar para o telefone: (95) 8114-5964 ou pelo site: www.roraimamotoclub.com.br.

27 de julho, Dia do Motociclista.
Dia 27 de julho é comemorado o Dia do Motociclista e a equipe do Roraima Moto Clube vem lembrar a importância da precaução ao andar sobre duas rodas. De acordo com Cezar Riva, secretário do Roraima Moto Clube, Boa Vista é uma capital que enfrenta grandes problemas no trânsito em relação às motos. São diversos acidentes todos os dias envolvendo motociclistas, principalmente pela grande quantidade desses veículos. Parabéns a todos os motociclistas, continuem rodando sempre com suas máquinas e sempre com responsabilidade, respeito, segurança e camaradagem. É o que deseja a equipe do Roraima Moto Clube.

Reportagem: Camila Costa

terça-feira, 26 de julho de 2011

Esporte: Roraima é campeão do Brasileiro Sub-17 Feminino de Futsal da 1ª Divisão.







Um bom público compareceu ao ginásio do Colégio Militar nesse domingo, para acompanhar a final do I Campeonato Brasileiro Correios de Seleções, categoria sub-17 feminina da 1ª Divisão. Apesar do equilíbrio, Roraima venceu por 2 a 1 o selecionado do Mato Grosso do Sul, com um gol no primeiro tempo da prorrogação e comemorou o título nacional na capital tocantinense. Os dois Estados finalistas garantiram presença na Divisão Especial em 2012. Com o resultado, o selecionado de Roraima dá o troco nas sul-mato-grossenses que venceram as roraimenses por 4 a 2 na fase classificatória. Respeitando-se muito em quadra, roraimenses e sul-mato-grossenses fizeram um primeiro tempo morno, com poucas chances reais de gols. Visivelmente desgastas devido ao calor e à sequência de jogos, as equipes priorizaram a marcação nos primeiros vinte minutos da decisão. Depois do zero a zero na primeira etapa, as finalistas se soltaram mais, deixaram o cansaço de lado e partiram em busca do título. A mudança de postura surtiu efeito. Destaques da fase semifinal, Andiara e Dayane entraram em cena. Enquanto a primeira, atleta da seleção de Roraima, abriu o placar após conclusão precisa, a segunda, artilheira isolada da competição, fez fila na defesa rival e deixou tudo igual, 1 a 1, resultado que levou o duelo para o tempo extra.

Tempo Extra: Sem perder tempo, logo no início do tempo extra, a ala Eliene não titubeou à frente da goleira sul-mato-grossense e estufou a rede adversária para fazer 2 a 1 no placar. Nos instantes finais, apesar da pressão, o selecionado roraimense segurou a vantagem e levantou o troféu de campeão na capital tocantinense. Encerrada a partida, a capitã Ananda era só alegria. “Levamos o nome do nosso Estado ao mais alto lugar do pódio e mostramos que temos reais condições de sempre lutarmos pelos primeiros lugares. Estamos felizes por esse resultado”, disse a jogadora de Roraima. Ricardo Belo, comandante das campeãs, também comentou o triunfo do Brasileiro de Seleções. “Superação e determinação fizeram a diferença hoje. Essas meninas estão de parabéns. Não foi um jogo fácil, mas conseguimos chegar a esse feito tão importante para Roraima”, revelou o técnico. A seleção roraimense feminina sub-17, campeã brasileira de 2011, é comandada pelo treinador Ricardo Belo, a comissão técnica é formada pela atendente Daiana Magalhães Lima e a preparadora física Juliana Chaves Bonates e formada pelas atletas Elizabeth Morais, Estefani Jorgea, JordaniaRachelle, Ananda Cavalcante, Werica França, Camila de Lima, Fernanda Viana, Rayane Siqueira, Eliene da Silva, Jucilene Andrade, e Maykelly Almeida.

Campanha: Para chegar ao título, a seleção de Roraima fez cinco jogos com quatro vitórias e uma derrota. Na faze classificatória o selecionado roraimense estreou com vitória sobre as donas da casa, o Tocantins, por 5 a 0. No segundo jogo venceu a seleção de Rondônia por 4 a 1. No jogo que decidiu a liderança do Grupo B, as comandadas de Ricardo Belo perderam para o Mato Grosso do Sul por 4 a 2 e ficaram na segunda colocação do grupo. Nas semifinais despachou a seleção da Paraíba (primeira colocada do Grupo A), ao vencer por 3 a 1. Na final, pegou novamente a seleção de Mato Grosso do Sul (que eliminou Minas Gerais na outra semifinal), venceu por 2 a 1 e conquistou o título e a vaga para a Divisão Especial no ano que vem. A seleção roraimense marcou 16 gols e sofreu apenas sete.  

Estatística: De acordo com o Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), os números do campeonato foram os seguintes: 1º lugar – Roraima, conquistou vaga na Divisão Especial; 2º lugar - Mato Grosso do Sul, conquistou vaga na Divisão Especial, e 3º lugar: Paraíba. Artilheira, Dayane (Mato Grosso do Sul), com 13 gols; Fair Play, Paraíba; e Rebaixados à 2ª Divisão em 2012 Tocantins e Rio de Janeiro (por desistência).


Planeta Terra traz matéria sobre as vulnerabilidades ambientais do Monte Roraima.




Nesta terça-feira (26/07/2011), o Planeta Terra, suplemento de meio-ambiente do jornal O Globo, publicou uma reportagem sobre as vulnerabilidades ambientais do Monte Roraima e região, assinada pelo jornalista Cesar Baima (leia aqui). O jornal teve acesso a relatório sócio-ambiental feito pela Miramundos, sob supervisão do consultor ambiental Roberto Vámos, da Brasil/S (empresa de consultoria ambiental e sustentabilidade), em parceria com o Instituto-e, após a conclusão da “Expedição Miramundos: Monte Roraima 2011”, realizada entre os dias 21 e 30 de janeiro de 2011. O propósito da elaboração do relatório foi informar às autoridades competentes dos governos brasileiros e venezuelanos a respeito de algumas vulnerabilidades ambientais observadas pelo grupo no Monte Roraima e região, incluindo a aldeia de Paraitepuy e Gran Sabana. Acredita-se que, estas regiões, em um médio prazo, poderão sofrer danos irreversíveis a seus ecossistemas, tão relevantes e valiosos para a fauna e a flora da Amazônia e da América do Sul. O documento propõe uma atenção maior à exploração do turismo na região para que seja feita de forma sustentável, equilibrada e que proporcione experiências seguras aos viajantes que procuram o lugar, mas que também preserve a natureza do local, em muitos pontos intocada pelo ser humano. O relatório propõe ações para que os órgãos responsáveis dos países possam avaliar e tomar as medidas cabíveis, caso estejam de acordo com os pontos abordados. É importante ressaltar que o documento, enviado em maio deste ano, foi muito bem recebido por autoridades brasileiras (além de agentes envolvidos no processo de preservação daquele local) que responderam de forma positiva destacando a relevância da iniciativa e a utilidade das informações ali contidas. Esperamos que este trabalho seja útil e realmente contribua de alguma forma.  Já em relação às autoridades venezuelanas, ainda não obtivemos retorno algum até a data de hoje.



Esporte: Roraimense Ailson Feitosa é ouro nos Jogos Mundiais Militares.






O atleta roraimense Ailson Feitosa levou o nome de Roraima ao ponto mais alto do pódio dos Jogos Mundiais Militares do CISM “Jogos da Paz”, evento que reuniu mais seis mil atletas de 100 países em várias modalidades esportivas e militares no Rio de Janeiro-RJ e encerrou nesse final de semana, com as provas finais de atletismo. Ailson conquistou a medalha de ouro com a equipe brasileira dos 4x100m rasos e ficou em sexto lugar na prova de 200m rasos. O atleta informou que competiu ao lado de feras do atletismo brasileiro e mundial, tais como o vice-campeão Olímpico em 2000, Vicente Lenilson de Lima, os campeões Pan-Americanos do Rio 2007, Basílio Emidio e Nilson André. Para ser campeã equipe brasileira superou forças do atletismo mundial, como a Polônia, Itália e a Jamaica. ''A prova foi emocionante, pois até os 5 metros finais estávamos lado a lado com a Polônia, conseguindo a primeira colocação nos metros finais”, disse. “Realizei um dos meus sonhos, pois esse é um dos 4 eventos mais importantes do esporte mundial, e por ter sido disputado em casa, com muita gente prestigiando ao vivo no estádio olímpico João Havelange, que fez me emocionar e lembrar das dificuldades até chegar aquele momento mágico”, frisou. “Quero dizer que essa conquista não é só minha, mas sim de todo povo roraimense, pois onde quer que eu vá carrego essa bandeira no meu peito”, disse emocionado. O atleta já se prepara para a próxima competição, que será nos dias 6 e 7 de agosto, com as provas do Troféu Brasil. A competição mais importante de atletismo do brasileiro. “Vou defender minha vaga para o Mundial, categoria adulto, na Coreia, no final de agosto. E também para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México”, afirmou. 

História.
 Ailson Feitosa começou sua história no atletismo em 2002, na escola estadual Luiz Ribeiro de Lima, em Boa Vista. Ele conta que no intervalo da aula, viu um atleta correndo e percebeu que tinha potencial para superá-lo. “Conversei com professor Marcondes e disse que poderia ganhar fácil do atleta. Ele me deu total apoio e comecei a treinar com afinco”, disse. Algum tempo depois, Ailson passou a treinar com o professor Carmono Cunha, atual presidente da Federação de Atletismo de Roraima (Fera). “Ele me fez aparecer no cenário nacional”, lembra. Em 2004 iniciou os treinamentos na Vila Olímpica Roberto Marinho, que o ajudaram a evoluir como atleta. “Agradeço até hoje as autoridades que foram responsáveis pelo único bem que Roraima tem hoje”, afirmou. Ailson agradece aos professores Marcondes e Carmono e à Folha de Boa Vista, “que ao longo dos anos, desde que sai de Roraima, divulga meus resultados para as pessoas saberem que Roraima tem sim potencial de ser top no esporte”, finalizou.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jornal “O Estado de São Paulo” faz matéria sobre o Rock no Extremo Norte do Brasil.






Volume lá no alto.

“O Extremo Norte tem bandas nascidas e criadas no regime ''faça você mesmo'' - bom para elas”.


Mesmo em pleno século 21 e em tempos de internet, regiões como o extremo Norte brasileiro ainda não conseguem uma boa visibilidade para a sua intensa produção cultural no restante do País. Somente agora, capitais como Boa Vista, de Roraima, e Macapá, Amapá, - com sua efervescente e novíssima cena musical jovem produz discos, promove festivais entre outras atividades - têm alguns de seus talentos apreciados pela grande mídia especializada do Sudeste. A reportagem do Caderno 2 esteve nos dois municípios, para acompanhar de perto essa movimentação musical. Em Boa Vista (com cerca de 280 mil habitantes), por exemplo, se deparou com uma atuante cena formada por cerca de 30 bandas, que se dividem entre fazer um trabalho autoral e também produzir covers de gêneros como heavy metal e punk hardcore. "O rock roraimense tem uma história que começou na década de 1980, mas que tomou forma e se organizou a partir dos anos 2000", explica Victor Matheus, de 25 anos, vocalista e guitarrista da banda Veludo Branco, uma das principais em atividade na cidade. Além de músico, Matheus também é agitador cultural e produziu, em junho, a primeira edição do Skinni Rock Festival, que levou ao palco da unidade local do Sesc oito grupos, sendo seis do município e dois de Manaus. Além da Veludo Branco, em Boa Vista diversas bandas já vêm conquistando um número enorme de fãs, como é o caso da Jamrock (que apesar do nome, produz um reggae de forte apelo pop e radiofônico) e da Mr. Jungle. Esta última, mais voltada ao hardcore, é liderada pelo vocalista Manoel Rolla, de 32 anos, também produtor cultural e um dos coordenadores da organização Canoa Cultural, um coletivo de artistas que já realizou dezenas de atividades no município. "De 2008 até agora, o Canoa já realizou mais de cem eventos, como festivais, shows, palestras, mesas-redondas e oficinas", explica Manoel. "Trouxemos cerca de 50 bandas para tocar, algumas de outros Estados e outras já bem conhecidas na cena musical independente, como a Madame Saatan e os Los Porongas." Movimentação semelhante ocorre também em Macapá, a única capital brasileira que não possui ligação por terra com outros Estados - ali só se chega de navio ou avião. Esse "isolamento", no entanto, não impediu que a cidade de quase 400 mil habitantes também desenvolvesse uma cena musical jovem e empolgante. Conectada, em termos de informação, ao restante do País através da internet e de suas redes sociais, e contando com entusiasmo dos músicos e apoio do poder público local, a cena macapaense hoje tem pelo menos dois nomes bem conhecidos no novo rock brasileiro, as bandas Mini Box Lunar e Stereovitrola. A primeira mistura em sua sonoridade referências da música regional local, Beatles, psicodelia, Mutantes e Arnaldo Baptista, tudo com letras em português escritas pela vocalista e poeta Heluana Quintas. A sonoridade do grupo chamou tanto a atenção que ele já foi tema de artigo na revista Rolling Stone, e deverá lançar seu primeiro disco ainda este ano. Já a Stereovitrola se volta mais para as guitarras power pop e o pós-punk inglês dos saudosos Smiths, mas também com ótimas letras em português, escritas pelo vocalista Ruan Paatrick. E tanto na Stereovitrola quanto na Mini Box Lunar atua o tecladista e produtor cultural Otto Ramos, de 31 anos, e coordenador do coletivo Palafita, que organiza as atividades relacionadas à nova cena musical da cidade. "Hoje, em Macapá, temos festivais, festas, programas de TV, estúdios de gravação e ensaios, workshops, sites, blogs, etc.", conta ele. "Nada disso existia aqui há uns três anos. Agora a cena existe e está se projetando. É difícil ainda viver de arte e cultura em um Estado como o nosso, mas há ambição das bandas em crescer", ressalta. Todos desejam mostrar seu trabalho para além das fronteiras do extremo Norte. Mas não é nada fácil. A maioria dos músicos de Boa Vista e Macapá ainda precisa manter um emprego paralelo para conseguir sobreviver. Em Boa Vista, por exemplo, Victor Matheus, da Veludo Branco, é funcionário público. Já Manoel Rolla, vocalista da Mr. Jungle, dá aulas de biologia em um colégio da capital. Mas nada tira o entusiasmo da turma. O isolamento territorial vem sendo quebrado graças à internet e a programas de TV como o Interferência, exibido ao vivo diariamente, por meia hora, na afiliada de Macapá da Rede TV!, e que procura manter a cena local sintonizada com as últimas novidades da cultura pop. "Ainda falta estudo e referência, saber utilizar bem ferramentas como a internet e o audiovisual", observa Darlan Costa, de 25 anos, apresentador do programa. "Mas, mesmo assim, temos grandes bandas por aqui, como a Stereovitrola, que arrasta pequenas multidões aos seus shows." O que todos esses grupos querem é levar seu trabalho para cada vez mais perto das capitais do Sudeste. Mini Box Lunar e Stereovitrola já fizeram shows em São Paulo. A Mr. Jungle é a próxima a visitar, em julho. E a Veludo Branco já chegou a excursionar pelo outro lado do País, no Rio Grande do Sul. A nova música jovem do extremo Norte pode se preparar para muito em breve, se seguir na mesma toada, ser a bola da vez no rock nacional.  

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pura Vida.




O espaço “Pura Vida” (na Ville Roy, em frente à Praça Tabajara Pinho) tem feito tanto sucesso que poderá se expandir – literalmente – como marca. Além do local aconchegante em estilo rústico clean, os itens do cardápio daquela casa são saudáveis e deliciosos, o que sem dúvidas tem atraído não só consumidores, mas também interessados em que o “Pura Vida” se transforme em franquia. A procura tem sido intensa, agora só falta convencer os proprietários.


Esporte: Atletas da Associação Trindade brilham no Mundial de Jiu-Jitsu.




Os atletas da Associação Trindade mostraram para o mundo que Roraima tem jiu-jitsu de ponta e trouxeram na bagagem seis medalhas do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, evento realizado neste final de semana no ginásio do Ibirapuera em São Paulo-SP. Foram três medalhas de ouro e três de bronze. O atleta Vinicius Rodrigues trouxe a medalha de ouro. Marcos Lucas também conquistou a medalha de ouro e foi bastante aplaudido em suas lutas. Seu irmão, Eduardo Felipe, que com apenas 10 anos lutou na categoria 12/13 anos, conquistou a medalha de bronze. O professor Bruno Romão ficou com o bronze e a professora Fabiana “Fafá” Pereira conquistou o ouro na categoria e bronze no absoluto. O professor Daniel Trindade se disse orgulhoso com os resultados conquistados pelos seus atletas. “Estou muito orgulhoso, mais isto é fruto do nosso trabalho, não só meu, mas de toda família Trindade”, disse. Para participarem do Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo 2011, os atletas contaram com apoio do Governo do Estado, Chão de Brasa, Voe Mais, Vimezer, Iros Motors, deputado Diego Coelho, Casa dos Panificadores, Galls Modas, RG Veículos, BV Veículos, Roraima da Sorte, Supermercado Goiana, Água Mineral Diamante, Power Muscle Suplementos, JR Contabilidade, Tremes Som e Insulfilme, Cartório 2º Ofício Wagner Souza, Clinica Prosseg, Cenge Construções, Salão JM, Mecânica Mister Bim, Futura Construções, Unimed, Pontual Imobiliária, Cobra Auto Peças, Ponto do Camarão, Auto Posto Gym, Engenheira Ivina e Vidraçaria União.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Loja Marisa em Boa Vista.




A filial da Loja Marisa em Boa Vista será em um prédio histórico na Rua Floriano Peixoto, antiga Esquina do Rio no centro.  A previsão de inauguração é no começo de Setembro.

Fonte: http://www.folhabv.com.br/okia.php

LTA com novo Vôo saindo de Santa Elena de Uairén.




A companhia aérea venezuelana LTA - Aerotuy está com vôos para Margarita, saindo todas as quintas-feiras de Santa Elena de Uairén. Nas sextas-feiras o vôo vai até Barbados, retorna domingo para Porlamar e quinta, novamente para Santa Elena. Os interessados poderão obter mais informações com a agente de viagens Soley Diaz no e-mail: lineas.jcastuy09@hotmail.com e pelos telefones (0058) 0289-9951972/04148869072/04263914265.

Dia a Dia – A nova loja para diabéticos de Boa Vista.




A rede Dia a Dia - Tudo para o Diabético é a primeira rede de Drogarias do Brasil que se dedica, desde sua fundação em 1985, ao atendimento exclusivo e especializado aos Diabéticos e seus familiares. Pioneira neste segmento, a rede oferece toda a gama de produtos, serviços e informações necessárias aos Diabéticos. A loja em Boa Vista já está funcionando na Rua: Coronel Mota, 1289-A, esquina com a Rua: Alferes Paulo Saldanha – Centro. 


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Telebrás e Eletronorte fecham parceria para Banda Larga na Amazônia.




Com a presença de Senadores e Deputados de vários Estados da Amazônia, o Ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, o Presidente da Telebrás, Caio Bonilha, e o Presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araujo, assinaram o contrato para uso recíproco de infra-estruturas a fim de implantar o Plano Nacional de Banda Larga na Região Norte. Na prática, o contrato permitirá que a Telebrás use as redes de fibra ótica presentes nas linhas de transmissão da Eletronorte para interiorizar a Banda Larga na Amazônia. O presidente da Telebrás afirmou que a parceria vai possibilitar a antecipação do atendimento na Região Norte. Na primeira vez em que falou em Plano Nacional de Banda Larga, o Governo Federal estimou que algumas regiões da Amazônia só seriam atendidas a partir de 2014 por ausência de fibras óticas. Com a assinatura dos contratos ontem, no gabinete do Ministro das Comunicações, Caio Bonilha disse que será possível, agora, antecipar este cronograma e atender mais de 1.000 cidades em todo o País até 2012. O Ministro Paulo Bernardo também destacou, entre os diversos contratos assinados hoje, a parceria com a Eletronorte. “Convidamos os parlamentares porque o contrato com a Eletronorte vai permitir atender a Região Norte. Temos recebido cobranças muito enfáticas, mas que são corretas, justas e pertinentes”, afirmou o Ministro, citando pessoalmente a Senadora Ângela Portela (PT/RR) que, segundo ele, foi a primeira a procurá-lo para pedir a inclusão de Roraima no PNBL. Paulo Bernardo reconheceu que grande parte da Região Norte vive um verdadeiro apagão de internet e que, além dos preços proibitivos cobrados pelas empresas de telefonia, onde o serviço existe a qualidade é muito ruim. “Começamos hoje a resgatar essa deficiência porque reconhecemos que estamos em dívida com a população dos Estados da Amazônia”. Bernardo ressaltou que inicialmente o PNBL oferecerá pacotes de 1 Mbps (Megabit por segundo) a 35 reais, mas que o objetivo é chegar a 2014 com pacotes de 5 Mbps, cinco vezes mais rápidos. Em conversa com a Senadora Ângela Portela o Ministro Paulo Bernardo informou que Roraima, por já ter uma linha de transmissão da Eletronorte dotada de fibras óticas, será um dos primeiros Estados a participar do Plano Nacional de Banda Larga após essa assinatura do contrato com a Telebrás. Ele lembrou que, além das operadoras de telefonia, a Telebrás poderá fazer parcerias também com os provedores locais, com empresas públicas Estaduais e Municipais e com as Prefeituras para a oferta de internet mais rápida e mais barata.

Concessionária Honda Nettai




Foi inaugurada ontem a concessionária de carros da Honda em Boa Vista. A loja fica na Avenida Capitão Ene Garcez, 2731, próximo ao Aeroporto. Quem está à frente do empreendimento são os sócios Deusdete Coelho Filho e Gilberto Araújo.



BAND faz reportagem sobre as conseqüências da demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol em Roraima.




O triste resultado da demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, na fronteira com a Venezuela, será o tema da próxima série de reportagens especiais exibida pelo Jornal da Band. O repórter Fábio Pannunzio foi ao Estado de Roraima, acompanhado do General Augusto Heleno para mostrar o que acontece na região.  A série começa a ser exibida nesta quarta-feira. Pannunzio esteve no local há pouco mais de dois anos acompanhando os conflitos entre arrozeiros, comerciantes índios e Polícia Federal, além da grande polêmica provocada pelo projeto de homologação da reserva, que acabou aprovado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). As consequências dessa decisão são escandalosas e catastróficas. Indígenas divididos e isolados, crianças fora escola, estradas que eram mantidas pelos agricultores expulsos e começam a desaparecer. Na periferia de Boa Vista, uma dura realidade: novas favelas surgiram com a chegada das famílias que perderam as terras e de índios e mestiços que ficaram sem alternativa de trabalho com a saída dos produtores rurais. O drama dos pequenos fazendeiros, que foram expulsos das próprias terras e até hoje não foram reassentados também é mostrado nas reportagens. Além disso, o conflito latente, a ameaça de fechamento de rodovias e a hostilidade aos pelotões de fronteira do Exército também é tema das matérias de Pannuzio. A série especial 'Fronteira do Abandono' será transmitida pelo Jornal da Band, que tem transmissão simultânea na BandNews FM e no portal Band.com.br, a partir de 19h15.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Óticas Diniz Prime.




Hoje inaugura mais uma loja da Óticas Diniz aqui em Boa Vista, agora são três. Só que agora é Óticas Diniz Prime, onde você encontrará renomadas marcas nacionais e internacionais de óculos de vários estilos. A nova loja está localizada na Avenida Ville Roy ao lado da loja Chlorophylla.


Atleta de Brasília vence a XI Corrida Internacional 9 de Julho.




Pela primeira vez participando da prova mais charmosa da região Norte, Rozilvado Moreira completou os 10 km na categoria Geral com o tempo de 31 minutos e 59 segundos. O atleta profissional Rozilvado Moreira da Silva, do Distrito Federal, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os mais de 1.300 competidores da XI Corrida Internacional 9 de Julho, evento realizado na tarde desse sábado em comemoração aos 121 anos de município de Boa Vista. Os corredores foram divididos nas categorias: Principal, Revezamento e Atletas Roraimenses. Subiram ao pódio os três primeiros colocados, no geral masculino /feminino e os cinco primeiros corredores locais. Pela primeira vez participando da prova mais charmosa da região Norte, Rosilvado Moreira completou os 10 km na categoria Geral com o tempo de 31 minutos e 59 segundos, mas não quebrou o recorde da prova que pertence a Valdir Sergio de Oliveira, de Minas Gerais, que no ano passado venceu com o tempo de 28 minutos e 44 segundos, já com a corrida homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e válida para acumular pontos no ranking nacional. Em segundo lugar chegou Jean de Souza Pereira, de Manaus-AM, com 32 minutos e 36 segundos e em terceiro, Eliesio Miranda da Silva, de Tocantins, com o tempo de 33 minutos e 18 segundos. O primeiro lugar no feminino ficou novamente com piauiense Conceição de Maria Oliveira, com o tempo de 36 minutos e 46 segundos. Bem acima do tempo conquistado na prova de 2010 quando cruzou a linha de chegada com 33 minutos e 54 segundos. Ela foi seguida da brasiliense Elivane Oliveira dos Santos com 37 minutos e 24 segundos e Marluce Queiroz Borges com 38 minutos e 18 segundos. Na categoria local feminino, a primeira colocada foi Ligeria Castro Farias, em segundo lugar ficou com sua irmã Liberia Castro Farias, seguidas de Analia Roxane Sales Llancafilo, Elisangela Gomes da Costa e Cerlene Sobrinho Santos. Os atletas locais masculinos que ficaram nas primeiras colocações foram: Ronildo da Silva Oliveira, Railton Ipiranga de Araujo, Reginaldo de Jesus Silva, Marcelo da Conceição Oliveira, Roberto Wuitschik e Antonio Barros de Lima. Ao todo foram R$ 15 mil em prêmios, além de medalhas para todos que completaram a prova. De acordo com Osmar Marques, presidente da Fetec, além de comemorar o aniversário do município, o evento incentiva o desenvolvimento do esporte na cidade. “Muitas equipes de instituições parceiras e até de amigos participam da corrida pelo espírito esportivo, união de grupo e capacidade de superar seus limites”, ressaltou. Este ano os patrocinadores foram a Caixa Econômica Federal e a loja Lápis de Cor, e a corrida também contou com a apoio de parceiros como a Base Aérea de Boa Vista, 7º BIS, SMTRAN, Detran, Samu, os voluntários do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima, curso Educação Física do Instituto Federal de Roraima e curso de Fisioterapia da Faculdade Cathedral, Localiza Rent a Car, Propec, Frios Rio Branco, grupo de dança da escola estadual Ana Libória, Aipana Plaza Hotel, Codesaima e Escola Estadual Carlos Casadio.

Fonte: http://www.folhabv.com.br/Editorias.php?id=2

sábado, 9 de julho de 2011

Microlins.




Boa Vista conta desde o dia 14 de Junho de mais uma unidade da Microlins, situada na Avenida Ataíde Teive, 4599A no Bairro Asa Branca. Contatos pelo Fone: 3626 1245.

3ª Edição do Auto Show Roraima - Uma competição de carros automotivos.




Amanhã, dia 10 de julho, acontece a 3ª edição do maior festival automotivo do Estado. O Auto Show Roraima é uma competição de carros automotivos que engloba tanto competidores nacionais quanto internacionais. Será realizado na Vila Olímpica Roberto Marinho a partir das 10h. Nesta edição, o evento traz novidades para o público fã de carros alterados. A 101% Eventos Esportivos, uma das principais empresas brasileiras que atua na organização técnica de eventos relacionados à personalização de automóveis, estará presente no júri da competição. Além dela, a DB Drag Racing Brasil e a cobertura exclusiva das revistas FullPower, CarSteroTuning e Auto Motivo. O Auto Show Roraima vai contar com competidores locais, da Venezuela e Guiana, na classificação circuito brasileiro e mundial de som, rebaixado e tuning. No nacional, os carros competirão nas categorias de rebaixamento, som interno (SPL) e externo. Já no mundial, as categorias são som e tuning. Quem cuidará da parte da inscrição e julgamento de melhor colocação será a 101% Eventos Esportivos, assim como as premiações dos troféus. As inscrições vão ser realizadas na hora do evento, no valor de R$ 50,00. As entradas para que quiser apreciar o festival, no valor de R$10,00. Nas edições anteriores, o organizador Pablo Fernandes foi surpreendido pela quantidade de pessoas presentes. Nesta, ele espera superar suas expectativas. “Temos competidores vindos da Venezuela, que entraram em contato pela rede social Facebook, como também da Guiana e, claro os competidores locais. Este ano, o diferencial do Auto Show é a organização. Trouxemos empresas especialistas nesse tipo de evento, fora a cobertura de grandes revistas. Podemos considerar também que o competidor pode bater o Recorde mundial e ter seu nome homologado e exposto nestes veículos de comunicação”, explica Pablo. Outra surpresa do Auto Show Roraima, é a presença do Motoclube Roraima, Jeep Clube e carros antigos que farão parte do festival. O evento é aberto para todo o tipo de público. Vale ressaltar que é proibida a entrada de bebidas alcoólicas. Uma realização do Group Dimond, Effa Motors, Lifan Motors, Dilupel Distribuidora, com patrocínio de Vivo, Chilli Beans, Anapam, Trigo’s, Pizzaria e Sorveteria Zero grau, Pepsi, Advance Comunicação Visual, Deputado Brito, Hotel Euzebio’s e Smirnoff. Para maiores informações, basta contatar no telefone (95) 9121-9121.

Reportagem: Camila Costa

Rádio FM Universitária.




Mais uma conquista do Núcleo de Rádio e TV da UFRR: A FM Universitária 95.9 já está sendo transmitida em caráter experimental. O lançamento efetivo ocorrerá em setembro, durante o I Seminário de Comunicação Pública, que será promovido pelo NRTU.

Fonte: Facebook da TV Universitária, canal 2.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

9 de Julho: Aniversário de Boa Vista!!!






Boa Vista, linda meu luar
minha musa de cantar
meu desejo bem querer
te chamo de BV
(Zeca Preto/Neuber Uchôa)

121 Anos.
Feliz Aniversário Boa Vista!!!

Linha de Transmissão Manaus/Boa Vista será leiloada no próximo mês.




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu para consulta pública o edital do segundo leilão de transmissão de energia elétrica de 2011, que será realizado em agosto. De acordo com a senadora Ângela Portela (PT), entre os 12 lotes que serão oferecidos, o primeiro diz respeito à linha de transmissão Manaus/Boa Vista, com total de 715 quilômetros e uma subestação na Vila Equador. O investimento previsto é superior a R$1 bilhão. A senadora informou que a minuta do segundo leilão de transmissão de 2011 está disponível para consulta no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (http://www.aneel.gov.br). O certame será dividido em 12 lotes, com empreendimentos em 14 estados. As instalações deverão entrar em operação comercial no prazo de 18 a 24 meses a partir da data de assinatura dos contratos de concessão. Ângela Portela, que se reuniu com o diretor-geral da Aneel para tratar da construção de linhas de transmissão e usinas hidrelétricas em Roraima, explica que esta obra significará o fim do isolamento energético do nosso Estado. “Atualmente, apenas os estados de Amapá, Amazonas e Roraima não fazem parte do Sistema Interligado Nacional. Com a construção da linha, a energia produzida na Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) chegará a Macapá, Manaus e Boa Vista”. O edital da Aneel contempla duas linhas de transmissão em carga dupla de 500 kV (quilovolts). A primeira, entre a localidade de Lechuga, próximo a Manaus, até a Vila Equador, no Estado de Roraima, terá 400 quilômetros de extensão. A segunda linha, que faz parte do mesmo lote, sairá da Vila Equador até Boa Vista, com extensão de 315 quilômetros, também em carga dupla de 500 kV. O edital prevê ainda a construção de uma subestação em 500 kV na Vila Equador. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC.

Próximo passo será a construção das Hidrelétricas do Bem-Querer e Paredão.
Com a confirmação do leilão das linhas de transmissão de Manaus até Boa Vista e a integração de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a senadora Ângela Portela disse que o trabalho agora será para avançar nos entendimentos para a construção das usinas hidrelétricas de Bem-Querer e Paredão. “Com a construção da linha de transmissão, a oferta de energia em Roraima crescerá mais de 200% e todo o sul do Estado será beneficiado”, disse. A senadora vai mais além e afirmou que, com a linha de transmissão passando por Caracaraí, aumentam as chances de o governo federal construir o complexo de hidrelétricas em Roraima. “Quando estas hidrelétricas ficarem prontas, a energia gerada, equivalente a 1.000 megawatts, poderá ser imediatamente oferecida no Sistema Interligado Nacional. A linha de transmissão vai passar ao lado das hidrelétricas e Roraima venderá energia para o resto do Brasil”, disse a senadora. Ângela Portela pediu ao diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, e ao ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, apoio para a construção das hidrelétricas. O inventário hidrográfico da bacia do rio Branco, feito pelo governo federal, propõe a construção de três a quatro usinas em Roraima, sendo a maior delas, com 700 megawatts, nas corredeiras de Bem-Querer, no rio Branco, e as demais na localidade de Paredão, no rio Mucajaí, que somarão mais 300 megawatts. O inventário encontra-se atualmente na Aneel para análise e, uma vez aprovado, será submetido ao setor privado, em consulta pública. A previsão do Ministério de Minas e Energia, informada à senadora Ângela Portela, é que todo o procedimento seja concluído para que as usinas sejam oferecidas em leilão entre 2013 e 2014.


Bosque dos Papagaios: Uma área verde no meio da cidade.










Mais de 300 espécies de árvores, como pés de Azeitona, Caimbé e Taperebá, e várias espécies de pássaros, como papagaios, araras, maritacas entre outros, em meio ao lavrado e a floresta, que podem ser percorridos por seis trilhas diferentes. Sabe que local é esse? Um pedacinho da fauna e flora de Boa Vista bem pertinho de você. É o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios. Você já conhece? Não? Convido a percorrer agora esse local e conservação e preservação ambiental, instalado bem no meio da cidade. O Bosque foi inaugurado há dois anos, exatamente durante as comemorações de aniversário da Capital macuxi. O objetivo era além de oferecer um local onde o boa-vistense pudesse desfrutar de maneira divertida e saudável da fauna e flora local, aprender e se conscientizar sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas. Com 12 hectares de vegetação, o local abriga uma estrutura que oferece uma série de atividades para a população, como palestras, trilhas, vídeos e orientações sobre a fauna e flora do lugar. “As pessoas tem muito a ganhar com o projeto que é oferecido no Bosque. Nós fazemos as trilhas interpretativas, onde se pode ter um contato direto com a natureza e conhecer as características de cada espécie. O Bosque está disponível para que todos possam prestigiar esta área publica, pois não é todo município que tem uma área dessas no coração da cidade”, destaca a secretária municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Dilma Costa. O Bosque fica na rua Claudionor Freire, número 571, Paraviana e é aberto ao público. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas e aos finais de semana e feriados, das 14h às 18 horas. As visitas podem ser feitas de forma individual ou em grupo. Os grupos interessados em realizar atividades no local podem entrar em contato pelo telefone 3623-2799.


Investindo em Educação Ambiental.
Estão em andamento no local, obras para a implantação de Centro de Educação Ambiental, que reunirá uma Xiloteca, Herbário, a Sala Verde e uma Torre de Observação. No Centro, serão desenvolvidas atividades de pesquisa, visitação e conhecimento sobre a fauna, flora e biomas do Estado de Roraima. Além disso, será permitida a visitação de alunos de escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular, além de universidades. A Xiloteca Municipal terá uma coleção de amostras de madeira identificadas quanto à espécie a que pertencem e devidamente ordenadas e catalogadas, além da criação e organização da carpoteca, que é uma coleção de sementes. Está prevista ainda a criação de laminário para a conservação de materiais genéticos e identificação de espécies vegetais para avaliar impactos no ecossistema de Boa Vista.


O Herbário Municipal permitirá a identificação de plantas nativas. Terá como função coletar, inventariar, identificar e organizar toda a coleção de espécies nativas e de estruturar uma coleção de plantas medicinais. O Ponto de Cultura terá enfoque voltado para a coleta seletiva, principalmente para o beneficiamento do papel e plástico. No local serão feitas capacitações para cooperativas, palestras, oficinas de artesanato e reciclagem. O local também disporá de computadores com programas e jogos ambientais que proporcionará aos visitantes a oportunidade de adquirir conhecimento de forma lúdica e criativa, e uma recicloteca, que terá amostra de resíduos. A Torre de Observação Panorâmica visa proporcionar ao visitante uma visualização de 360º do entorno do local, observando o Rio Branco, o pôr-do-sol, além de auxiliar o Corpo de Bombeiros na identificação de incêndios.

Que tal uma Sala Verde?
Um espaço dedicado exclusivamente a educação ambiental. Trata-se da Sala Verde do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios a Sala Verde, destinada a estudantes e grupos interessados em aprimorar os conhecimentos sobre o bioma regional. As visitas podem ser feitas por meio de agendamento. A Sala Verde funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas e aos sábados, das 14h as 18 horas. O local disponibiliza mais de 200 publicações, entre livros, cartilhas, jogos e almanaques com informações sobre os aspectos vegetais brasileiros. Além disso, conta com o projeto Tela Verde, que exibe filmes ambientais para crianças e adolescentes interessadas em conhecer mais sobre a fauna e a flora roraimenses. Na sala ainda são desenvolvidos trabalhos como palestras, capacitação de monitores, teatro de fantoche e brincadeiras para difundir informações sobre o meio ambiente. “Ela é uma sala com informações e brincadeiras sobre o meio ambiente, que funciona como um espaço democrático de atuação social, cultural, política e ambiental”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Dilma Costa.
  
Reportagem: Sheneville Araújo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Subway.




A Franquia internacional de sanduiches Subway, com mais de 32 mil lojas pelo mundo, chega em agosto a Boa Vista. A loja funcionará na Avenida Cap. Júlio Bezerra, no prédio onde funcionava a concessionária de motos Haobao (já em reforma). Quem trás essa novidade pra nossa cidade é a empresária Cláudia Soligo que também tem a concessão da franquia em Manaus desde 2009.

Fonte: Facebook de Cláudia Soligo

Sustentabilidade – Campanha da Diocese de Roraima coleta óleo de cozinha usado.




Após fazer uma fritura, muita gente joga todo o óleo utilizado na pia. Mal sabe o estrago que esta habitual atitude pode fazer. O óleo de cozinha é um enorme poluidor, contamina milhões de litros de água; entope a passagem da água no sistema de esgoto, ocasionando alagamentos; se despejado em terra, anula a possibilidade de qualquer vegetação crescer no local e chegando aos rios, impede a oxigenação da água, prejudicando enormemente a vida local. Para evitar tudo isso, a Diocese de Roraima está realizando uma campanha. Todos os templos católicos são pontos coletores de óleo. Você pode, por exemplo, acumular todo o óleo utilizado em sua casa por um determinando tempo, em grandes galões e depois levar até um dos pontos de coleta, para que o material tenha um destino sustentável. Os beneficiados serão os internos da Fazenda Esperança, que irão produzir sabão a partir do produto, como forma de obter uma fonte de renda. Então, contribua e incentive seus vizinhos a contribuir também. Informações: 3224-3741.

Fonte: http://www.folhabv.com.br/okia.php

Mix Potato.




Será inaugurada em Boa Vista a franquia de batatas recheadas Mix Potato, a loja será instalada na Avenida Ene Garcez em frente à Praça das Águas, sentido centro.


“Roraima: Somos Assim” - DVD reúne acervo audiovisual histórico de Roraima.



Na semana de comemoração dos 121 anos de Boa Vista, não só a Capital como o Estado são homenageados com o lançamento do DVD multimídia “Roraima: Somos Assim”. A obra reúne fotos e documentários históricos em um acervo audiovisual de mais de duas horas, resultadas de pesquisas cedidas sobre a geopolítica, história e cultura roraimense. A obra foi lançada ontem, em cerimônia na Câmara Municipal de Boa Vista, durante a abertura das festividades em comemoração ao aniversário do município. Sendo assim, o Estado passa a ter parte do resgate da identidade histórica roraimense, proveniente de diversas pesquisas e estudos realizados por especialistas nas áreas das ciências sociais, geografia, história e antropologia. Tudo começou há 15 anos, quando o documentarista Carlos Alberto Pavelegini iniciou diálogos com os historiadores já falecidos: Dorval de Magalhães e Nenê Macaggi. Ao ouvir as histórias contadas por esta dupla, surgiram as primeiras ideias de fazer um apanhado com todas as histórias filmadas. Hoje, o trabalho é feito in memorian a ambos. O jornalista e documentarista Éder Rodrigues, que participa do projeto por meio do Núcleo de Produção Digital, da Universidade Federal de Roraima, explicou que muito do que há de registro audiovisual permanecia muito restrito às barreiras das universidades. “Nós, como agentes sociais, temos a missão de dialogar com pesquisadores e socializar parte das pesquisas deles para o grande público”, ressaltou. Dessa forma, acrescentou, o que hoje é aprendido apenas por meio das obras literárias, pode ser enriquecido com imagens, uma vez que teremos disponível, um leque de registros que oferecem mais profundidade sobre a nossa história, a ser difundida para as novas gerações. 

DVD – O material traz gravuras, fotografias, filmes e outros registros raros da fronteira norte do país, referentes aos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. O trabalho é resultado do esforço conjunto de vários profissionais e estudiosos dos temas abordados. Além de uma equipe de jornalistas e documentaristas, fazem parte da produção do material, os professores Pedro Calheiros (IFRR), Elizabeth Melo (IFRR), Carlos Borges (UERR), Reginaldo Gomes (UFRR), Antônio Tolrino Veras (IGEO/UFRR), o historiador Jaime de Agostinho e os já falecidos Erwim Frank e Dorval de Magalhães.

Reportagem: Yana Lima
Fonte: http://www.folhabv.com.br/Editorias.php?id=8

terça-feira, 5 de julho de 2011

Programação pelos 121 anos de Boa Vista começa amanhã.




O Município de Boa Vista comemora no próximo dia 9 de julho 121 anos de criação. Para celebrar a data, a Prefeitura realizará um mês inteiro de programação, com inaugurações, atividades culturais, oferta de serviços e exposições. A abertura oficial da programação será amanhã, com uma sessão solene na Câmara Municipal de Boa Vista, a partir das 8h. “Criamos uma programação diversificada para as famílias boa-vistenses. Além de atividades culturais, entregaremos obras importantes como o Contorno Oeste, escola, praças e casas populares”, disse o prefeito Iradilson Sampaio. Na quinta-feira, a Prefeitura fará a entrega do prêmio da Mostra Fotográfica 9 de Julho, no Centro Multicultural da Orla Taumanan, às 19h30. Na sexta-feira, será realizada a inauguração da praça do bairro São Bento, localizada na avenida Brigadeiro, a partir das 18h30. A praça conta com calçada, passeio, bancos, lixeiras, quadra poliesportiva, quiosques para a comercialização de alimentos, banheiros, área de ginástica e playground. No dia do aniversário do Município, a programação contará com o Desfile Militar Cultural, a partir das 8h, na avenida Ene Garcez. Também será realizada a tradicional Corrida Internacional 9 de Julho de Atletismo, que está na 11ª edição, às 16h, com largada e chegada no Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda Velia Coutinho, na avenida Ene Garcez.

Arraial. 
Na noite do dia 9 de julho, a Prefeitura também fará a abertura oficial do Boa Vista Junina 2011, a partir das 19h, na praça do Centro Cívico. O Melhor Arraial da Amazônia vai até o dia 16 de julho.

História.
O primeiro povoado urbano de Roraima surgiu no século XIX, quando inúmeras fazendas estabeleceram-se ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco, recebendo o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo. Em 9 de julho de 1890, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo foi elevada à categoria de Município de Boa Vista do Rio Branco.

Literatura: Livro "Um Tom Para a Poesia" é uma declaração de amor a Roraima.




Uma homenagem a Roraima. É assim que a escritora Roberta Almeida de Souza Cruz resumiu sua obra literária “Um tom para a poesia”, que surgiu por meio de um estudo realizado em 2003 sobre pensamentos poéticos e filosóficos, o haikai japonês. Roberta destacou que o conteúdo do livro foi feito com base na seleção de alguns poemas feitos durante o estudo até os dias atuais, tendo como inspiração as riquezas e belezas nativas predominantes, além de sua vivência junto a esse paraíso natural. “É uma homenagem a esta terra que me criou e me ensinou a relação harmônica entre o homem e a natureza, quando desde criança andei de cavalo pelos campos do lavrado e tomei banho nos igarapés gelados, onde desenvolvi a essência de minha alma livre e apaixonada pelas belezas daqui”, disse. Roberta explicou que o haiKai japonês segue uma métrica definida, mas que no Brasil ganhou novas temáticas, não seguindo a determinação, mas trabalhando com temas existenciais. A iniciativa busca não somente mostrar esse estilo de poema, mas também destacar a importância da arte como cultura para a sociedade. São poemas que se caracterizam por serem construídos com apenas três versos e não possuem título. Sua origem está relacionada aos monges-samurais e tem em sua essência a contemplação e adoração à natureza. “Posso definir meus poemas como tercetos breves, com a temática da natureza e da existência humana. Eles marcam minha relação de observação e amor à vida, quando do poema expresso a beleza que compreendo do ser humano, como seus sentimentos e também a beleza da natureza que nos brinda com sua perfeição”, declarou a escritora. Além da inspiração vinda de Roraima, ela lembra que as maiores influências em sua carreira são os poetas regionais Jaime Brasil Filho e Eliakin Rufino, que são verdadeiros mestres desta arte. Já em âmbito nacional e internacional, podem ser citados o brasileiro Paulo Leminski e o japonês Basho. “Mas é claro que Jaime e Eliakin foram os principais incentivadores dos meus primeiros versos, os quais foram feitos com todo o amor que sinto por esse tipo de poema”, salientou. O livro foi produzido em Belém (PA) pela editora Cromos, onde foram publicados 200 exemplares, com apoio do poeta Cláudio Cardoso, que trabalha com pequenas tiragens. O lançamento da obra será feito em Roraima e no Pará. No dia 16 de julho será lançado em Boa Vista, na Livraria Saber, localizada na rua Major Williams, Centro, das 10h ao meio-dia. “Com a publicação pronta, ofereço a todos os amantes da poesia e para quem ainda não conhece esta forma de poema. Espero todas as pessoas amigas no lançamento para dividir este momento tão especial”, convidou. 

Conheça mais sobre a Autora.
Com descendência roraimense, mas nascida no Pará, Roberta Almeida de Souza Cruz veio aos dois anos de idade para Boa Vista, junto com os pais, o médico Homero Neto e a médica Zita Cruz. Em Roraima começou a vida escolar tendo como primeira escola o antigo Makunaima, passando para a unidade de ensino Colméia e concluindo o ensino médio no Euclides da Cunha (GEC). Quando adolescente, também morou em Belém (PA) e Brasília (DF). Foi nesses lugares que descobriu o mundo da cultura, seus interesses e suas diversidades. “Foi quando voltei a Boa Vista e conheci os grandes artistas locais e junto com eles aprendi o amor em forma de criação por essa terra”, frisou a escritora. Atualmente a autora é acadêmica de jornalismo e de Letras com habilitação em Literatura, da Faculdade Estácio Atual e Universidade Federal de Roraima (UFRR) respectivamente.

Lançamento.
Livro: Um tom para a poesia.
Escritora: Roberta Almeida de Souza Cruz
Editora: Cromos de Belém (PA)
Local: Livraria Saber, localizada na rua Major Williams, Centro
Data: 16 de Julho 2011
Horas: 10h às 12h


Esporte: Jovem Roraimense se destaca no Basquete Internacional.




Thiago Cordeiro é pernambucano de nascimento, mas considera Boa Vista sua terra natal. Por aqui chegou ainda criança. Hoje tem 25 anos e 2,08m. Tal altura bem aproveitada nas inúmeras enterradas, tocos e vários títulos conquistados jogando basquete por esse Brasil e mundo afora. Thiago conciliava os estudos com o futebol, alimentando um sonho comum de muitas crianças, o de ser jogador de futebol. Depois de atuar como zagueiro e goleiro percebeu que não passava de um peladeiro. Ele contou que um dia foi ao ginásio Totozão e começou a brincar de basquete. Tinha 13 anos e 1,85m. Com então 15 anos, foi sozinho de férias para Recife. Um dia, brincando de basquete com outros jovens, o técnico do time de basquete do Colégio Atual de Boa Viagem o convidou para jogar pela escola, onde Thiago passou três anos. Depois desta temporada, retornou para Boa Vista, mas teve que voltar ao Recife após o convite da mesma escola, que queria que Thiago integrasse a equipe do Colégio Atual, onde concluiu o ensino médio. Ainda na capital pernambucana, o jovem passou para o curso Sistema da Informação, na Faculdade Mauricio de Nassau. Integrou a equipe para os Jogos Universitários (JUB’s). Thiago foi o destaque da competição e foi convidado para jogar na Seleção Brasileira Universitária, que jogou o Sul-Americano de 2003, realizado no Chile.

Começando uma carreira profissional.
Depois da competição no Chile, a vida de Thiago ganhou um novo rumo. Times brasileiros passaram a ter interesse pelo jovem. Seu primeiro contrato foi com equipe de São José dos Campos (SP), onde ele jogou por 12 meses. Em 2004, foi para o time de Guarulhos, também em São Paulo, onde ficou oito meses. Por ter sido destaque numa competição, recebeu convite para jogar nos Estados Unidos. À época, Thiago estava com 19 anos. “A pessoa que me convidou para jogar nos Estados Unidos ficou três meses sem me dar notícias. Quando apareceu, foi perguntando se eu já estava com toda documentação em mãos. Eu disse que sim, e ele disse que viajaríamos no dia seguinte”, lembrou Thiago. O ano era 2005. Com a confirmação da viagem, a primeira atitude de Thiago foi tatuar uma bola de basquete nas costas. Depois avisar aos pais sobre a tatuagem e a viagem para o país do Tio Sam. “Não acreditava que meu sonho estava se realizando. Fui para os Estados Unidos sem saber para qual estado americano estava indo, em qual equipe jogaria e sem falar nada em inglês”, disse o atleta. Sua primeira atuação foi pela Barton Communite College, no estado de Kansas, onde jogou por dois anos. Depois pela University de Dayton, estado de Ohio, ficando por um ano. Em 2008, jogou pela Arkansas Tech University, jogando por um ano. Neste período, Thiago se formou em Comunicação, com habilitação em discurso, jornalismo e teatro. Em competição, ainda no primeiro ano de faculdade, foi destaque nacional, porque liderou o ranking em número de ‘tocos’ nos jogos universitários. No último ano foi escolhido para fazer parte da seleção da conferência da região e dos Estados Unidos. Concluída a faculdade, procurou um agente japonês para cuidar de seus contratos. O primeiro contrato assinado foi com a equipe Fukuoka Rizing, do Japão, onde Thiago jogou por dois anos. Passadas as dificuldades em outros países, principalmente com o idioma, hoje Thiago fala inglês, espanhol e um pouco de japonês. Enquanto está de férias em Boa Vista, seu agente analisa contratos das equipes japonesas e brasileiras, que querem ter Thiago para a próxima temporada de jogos. Seu outro sonho é jogar pela Seleção Brasileira de Basquete, mas enquanto não se concretiza, Thiago segue sua carreira dando tocos nos adversários e enterradas nas cestas dos diversos ginásios espalhados pelo Brasil, Estados Unidos ou Japão. 

Reportagem: Edilson Rodrigues