O ultramaratonista Carlos Dias, que está realizando o Desafio Passos Solidários, chegou ontem a Roraima. Ele largou em setembro de 2010 da Adventure Sports Fair de São Paulo para completar o desafio de correr 365 ultra maratonas (50km/dia) durante um ano ao redor do Brasil.
Carlos é um atleta conhecido mundialmente e já cruzou o Brasil na rota do Oiapoque ao Chuí, correndo 9 mil km em cem dias. Ele é o único sul-americano a cruzar os quatro desertos mais extremos do planeta (Gobi-China,Sahara-Egito,Antártida-Pólo Sul e Atacama-Chile) e com sucesso cruzar os EUA de Nova Iorque a São Francisco, percorrendo 5.130 km em cinquenta e nove dias.
O projeto Desafio Passos Solidários tem um significado muito especial para o atleta, que pretende vender cada quilômetro que percorrer por R$ 2,00 e reverter para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).
Ele disse que trecho entre Manaus (AM) e Boa Vista, pela BR-174, foi o mais difícil do circuito que está completando. “Passei mais tempo isolado e tive que pesquisar mais sobre os locais onde tinha que parar. Aqui as distâncias são maiores e muitas vezes tive que ficar em fazendas e sítios para conseguir dormir. Percorri o trecho em 9 dias e dentro da reserva tive que ser acompanhado pela Polícia Rodoviária, pois os índios não queriam me deixar passar a pé. Mas fiquei muito feliz e emocionado de estar aqui em Boa Vista, pois sempre tive vontade de conhecer o extremo Norte brasileiro. É a realização de um sonho”, disse.
Ele afirmou que recebeu muita solidariedade. “Quando as pessoas vêem que é para beneficiar uma entidade, e não para bater recorde, mas sim para coletivo, abrem as portas de suas casas e estou sendo muito bem recebido, seja por moradores ou autoridades. Existem cidades onde viro até atração”, comentou sorrindo.
De Roraima, o atleta volta para Manaus onde pega um barco até Macapá, onde volta a pegar estrada e vai para Belém (PA), Teresina (PI) Fortaleza (CE), Rio Grande do Sul (RS), Mato Grosso e Foz do Iguaçu (PR). Em setembro chega a São Paulo, de onde saiu. “Eu espero chegar com todos os quilômetros vendidos ou ultrapassar, pois se cada pessoa comprasse um quilometro, com certeza salvaria muitas vidas”, afirmou. Em Boa Vista, ele recebeu apoio do Hotel Euzebios.
SOLIDARIEDADE - Para comprar seus quilômetros e ajudar as crianças do GRAAC, acesse o blog do Carlos Dias: www.carlosdiasultra.com.br e compre sua cota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário