O Govero de Roraima assina na próxima segunda-feira (21) Ordem de Serviço para revitalização completa do Parque Anauá. A solenidade de assinatura ocorrerá às 9h, na área de lazer do Parque. O orçamento da obra é de pouco mais de R$4 milhões e o prazo inicial para conclusão é de 180 dias. A reforma contempla a recuperação de toda a pavimentação interna, de pistas e de quadras poliesportivas, dos banheiros e do anfiteatro. O contrato inclui ainda a construção de um novo palco para o Forródromo, de mais duas quadras poliesportivas e de um campo de futebol. Na ocasião, a Companhia Independente de Policiamento Ambiental Monte Roraima (Cipa), da Polícia Militar, receberá duas viaturas para ajudar nos serviços. A entrega dos carros é resultante de convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que trabalha em regime de colaboração com a Polícia Ambiental. A sede da Cipa será instalada dentro do Parque Anauá e há previsão de entrega de uma terceira viatura para aparelhar a Companhia.
ESTRUTURA DO PARQUE - O Parque Anauá possui pistas de aeromodelismo, skate, MotoCross, Cooper e bicicross, kartódromo, quadras de vôlei, basquete e futebol, campo de futebol, galeria de artes; parque aquático com três tobogãs; anfiteatro; praça de alimentação; bares; restaurantes e chalés com churrasqueiras. Lá, também se localizam o Horto Municipal de Boa Vista, com uma grande variedade de mudas de plantas, e o Forródromo onde são realizadas festas e shows. No lugar está instalado ainda o Museu Integrado de Roraima que é administrado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Femact). No centro do Parque se encontra o Lago dos Americanos com uma ampla área de praia. O manancial é constantemente visitado por bandos de marrecos, patos selvagens e garças, mantendo as características naturais da área.
HISTÓRICO - A idealização do Parque foi feita pelo então Governador do Território Federal de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto, em 1983. Com cerca de 120 hectares é uma das maiores áreas de lazer do Norte do Brasil e concentra uma grande variedade de atrações esportivas e de lazer para a população de Roraima e turistas que visitam o Estado. Com o passar dos anos, a manutenção de toda essa estrutura por muitas vezes ficou comprometida. Manter o parque em boas condições de uso passou a ser um desafio para os Governos que se sucederam em Roraima.
Reportagem: Bárbara Carvalho/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário