Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Fantasy No Sekai 2011: Roraima sedia um super evento de Anime.




A juventude roraimense, e também os adultos, terão mais uma oportunidade de diversão, com a realização de um dos maiores eventos de Anime do Estado: O Fantasy No Sekai 2011, marcado para acontecer no próximo dia 19, no ginásio do Sesc/ Mecejana, a partir das 13h00. Os ingressos serão vendidos a R$ 10, sendo que estudantes com carteirinha terão direito à meia-entrada. A festa segue a mesma linha de eventos semelhantes já realizados com freqüência em outros estados, como o Anime Friends (SP) e o AnimeRio (RJ). Ou seja, não vai faltar exibição de animes, festival de cosplay, desfile de lolitas e, a grande novidade em Roraima, a vinda do dublador Robson Kumode, responsável por emprestar sua voz a vários personagens de animes, como Orfeu de Lira (Cavaleiros do Zodíaco), Sasuke (Naruto), Kon (Bleach), além de outros filmes e seriados. Segundo Gabriely Tavares, desde o ano passado, ele e um grupo de amigos estão lutando para realizar o evento no Estado. Em outubro de 2010, foi realizado um Fantasy no Sekai modesto, com poucas atrações, apenas para atrair a atenção do público. “Em 2010 fizemos apenas um ‘aquecimento’, para ver se o público roraimense iria aprovar. E a recepção foi ótima, com mais de 200 pessoas participando. Isso nos motivou a trabalhar para que neste ano de 2011, o Fantasy no Sekai se tornasse uma realidade”. Entre outras atrações deste ano, destacam-se: campeonatos de games, concurso de desenhos, matsuri dance (dança pop japonesa), além de venda de produtos alusivos ao tema. O FNS 2011 terá a participação de dois cosplayers de Manaus, Anderson Dantas (Andih)  e Ananda Assayag (Areka), campões do Yamato Cosplay Cup (YCC-NORTE).
Eventos de anime são um sucesso em todo o país e também em vários países do mundo. Fãs de eventos como esses, que também são apreciadores da cultura japonesa, são chamados de otakus, palavra que um dia já foi usada de forma pejorativa. No Brasil ainda já muito preconceito em relação a este segmento cultural, e a Internet está aí para comprovar. Há quem diga que fãs, organizadores ou simplesmente freqüentadores de eventos de anime são alienados e “não tem o que fazer”. Gabriely Tavares discorda. “Todos as pessoas que organizam eventos de anime são pessoas responsáveis, com emprego, formação acadêmica nas mais diversas áreas, como tecnologia, saúde e  ciências sociais. No caso do Fantasy no Sekai, colegas nossos estão fazendo mestrado em diversas áreas. Então, não há porque rotular pessoas assim como alienados ou desocupados”. Gabriely acredita que eventos assim podem muito contribuir para a sociedade, desde a geração de empregos (já que a confecção de cosplays exige capacitação e técnica), até orientação profissional. Quem é fã de anime ou de jogos, por exemplo, tem interesse por história, arte em geral e tecnologia. E acaba se profissionalizando nesta área. “Acredito que, como a cultura em Roraima é plural, eventos de anime vão atender a uma grande parcela das pessoas, desde crianças até jovens, e até adultos, já que são envolvidos pela nostalgia dos tempos de infância”. Em agosto deste ano foi realizada a 3ª edição do Getsu Anime Fest, também com a mesma proposta de divertir, entreter e apresentar à sociedade mais sobre a cultura japonesa. O evento foi um sucesso e, com certeza, o FNS 2011 não será diferente. Mais informações sobre o evento, como o regulamento para os campeonatos e desfiles, podem ser conferidas no blog oficial (www.fantasynosekairr.blogspot.com) e na página do Facebook (http://facebook.com/fantasynosekai). Os telefones de contato são 8113-2302 e 9971-1829.   

Entenda alguns termos usados:
Otaku:
Termo que chegou a ser utilizado com um termo pejorativo, mas com a popularização de eventos de anime, passou a designar aquele indivíduo fissurado na cultura nipônica como um todo;
Cosplay: É como são chamados aqueles que se vestem de personagens de quadrinhos, filmes, mangas, séries da TV, entre outros;                 
Anime: Em tese, é como os japoneses designam qualquer animações. Mas para o ocidente, refere-se exclusivamente ás animações nipônicas.  Entre os mais famosos estão: Bleach, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, etc.
Tokusatsu: São os heróis japoneses (em sua maioria) dotados de armaduras, armas, robôs, etc. Os mais conhecidos: Ultraman, Jaspion, Changeman, Flashman, e mais recentemente, Power Rangers.
Origami: É arte que transforma uma folha de papel em diversos elementos, como animais, pessoas, flores, entre outras figuras.


2 comentários:

  1. Valeu pela divulgação. Só coloque o crédito da matéria! Abraços!!!!

    Fábio Cavalcante

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fábio!
    Se vc me falar quem fez essa matéria eu posso colocar o crédito. Se vc notar, no site do Roraima Hoje, de onde eu tirei essa reportagem, não tem o crédito. Mas eu nunca deixo de colocar o link de onde foi tirada a notícia.
    Continue acessando o Blog!
    Grande abraço e Boa Sorte no evento!

    ResponderExcluir