Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Esporte: Atleta Roraimense Ailson Feitosa ganha medalha de Ouro no Pan de Guadalajara.

Quarteto brasileiro vibra com o tetracampeonato conquistado no revezamento 4x100 m




O atleta roraimense Ailson Feitosa conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100 metros masculino na noite de sexta-feira nas pistas de atletismo de Guadalajara, no México. Além de Ailson, a equipe formada por Nilson Andre, Sandro Viana e Bruno de Barros cruzou a linha de chegada com o tempo de 38.18, e igualaram o recorde estabelecido nos Jogos de Winnipeg de 1999, também por uma equipe brasileira. Ailson Feitosa foi o primeiro a largar e fez seu papel ao entregar o bastão ao próximo atleta da equipe brasileira de forma eficiente e em primeiro lugar. A Folha manteve contato com o atleta, que ainda em Guadalajara falou da emoção de ter participado do Pan. “Passou algum filme na minha cabeça. Até porque até uma hora antes da prova não sabia se iria ser o titular. Quando soube, pensei agora é minha hora, o meu momento, ninguém vai ser melhor que eu nessa curva”, disse, referindo-se a ter que contornar a primeira curva na pista e entregar o basta ao próximo atleta de forma eficiente e em primeiro lugar. “Depois foi só torcer pelo sucesso do restante da equipe e comemorar muito, especialmente quando estive no pódio. Foi uma sensação única e na hora do hino não tem como não chorar, mas posso dizer que esse choro é daqueles que lavam a alma”, disse. “Na hora pensei em toda minha trajetória, começando na escola, na Vila Olímpica de Roraima, até chegar ao momento mais feliz da minha vida como atleta que foi receber a medalha de ouro e ouvir o hino nacional”, afirmou. Ao ser perguntado para quem dedicará a medalha, ele foi direto. “Essa conquista vai para a minha mãe Rosilda Feitosa e para o povo de Roraima. São tantas pessoas para dedicar essa medalha que não vou citar nomes para não ser injusto com alguém, mas posso dizer que é de todos os roraimenses”, disse. A quatro anos treinando em São Paulo-SP, o atleta falou sobre as dificuldades que enfrentou até chegar no Pan.”Na minha vida nada foi fácil, mas o Pan foi uma recompensa que tive depois de sair de casa há quatro anos sem saber se daria certo ou não. A saudade da família e amigos não foi fácil e por diversas vezes chorei de saudade. Mas em nenhum momento pensei em desistir e sabia que esse era o preço a pagar pra conquistar o que sempre quis”, disse o atleta, que chegou em Roraima em 1990, vindo de Sítio Novo, no Estado do Tocantins, com apenas 1 ano e sete meses. “Minha mãe decidiu morar em Roraima para tentar uma coisa melhor na vida. Por isso aonde vou digo que sou roraimense, por ser em Roraima onde comecei a dar meus primeiros passos na minha vida esportiva e onde minha mãe reside e o lugar onde quero morar depois de encerrar minha carreira de atleta”, disse, afirmando que chega a Boa Vista na madrugada dessa terça-feira. Para finalizar, Ailson deixou uma mensagem aos atletas de Roraima. “Quero dizer a todos de Roraima que tenham fé, pois as dificuldades sempre vão ter, porém àquele que crê Jesus dá a recompensa. A minha mensagem aos atletas é que não se iludam com promessas e que se dediquem aos treinos e quando tiverem uma oportunidade de competir num Campeonato Brasileiro ou competição de nível, que dê 100 vezes mais do seu esforço, pois sempre tem alguém olhando e pode chamar para ter uma oportunidade como eu tive. E que quando as pessoas disserem que vocês não são capazes, provem que vocês são capazes sim”. Ailson Feitosa começou sua história no atletismo no ano de 2002, na escola estadual Luiz Ribeiro de Lima, em Boa Vista. Ele contou que no intervalo da aula, viu um atleta de ponta correndo na escola e percebeu que tinha potencial para superá-lo. “Conversei com o professor Marcondes e disse que poderia ganhar fácil do atleta. Ele me deu total apoio e comecei a treinar com afinco”, disse. Algum tempo depois, Ailson passou a treinar com o professor Carmono Cunha, atual presidente da Federação de Atletismo de Roraima (Fera). “Ele me fez aparecer no cenário nacional”, lembra. Em 2004 iniciou os treinamentos na Vila Olímpica Roberto Marinho, que o ajudaram a evoluir como atleta. “Agradeço até hoje às autoridades que foram responsáveis pelo único bem que Roraima tem hoje”, afirmou. Ailson agradece aos professores Marcondes e Carmono e à Folha de Boa Vista, “que ao longo dos anos, desde que sai de Roraima, divulga meus resultados para as pessoas saberem que Roraima tem sim potencial de ser top no esporte”, finalizou.

Reportagem: Ribamar Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário