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quarta-feira, 25 de maio de 2011

Número de Franquias cresce em Roraima.




Definidas como uma forma de replicar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido, a implantação de franquias em Boa Vista está em ascensão e aporta como uma alternativa de aquecer a economia local. De variados segmentos, atualmente é possível encontrar franquias do setor gastronômico, de calçados e acessórios para o público feminino e masculino, de vestuário, cosméticos, línguas estrangeiras, dentre outras. Conforme o ranking de franquias no país estipulado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Roraima possui quase todas as marcas de renome no cenário nacional. Das 25 franquias que compõem a lista, pelo menos 13 já estão instaladas na capital. Um levantamento preliminar realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Roraima apontou aproximadamente 60 empresas deste perfil no Estado ano passado. Para este ano a estimativa é o crescimento para cerca de 70 a 80 franquias instaladas. Segundo o analista de acesso ao mercado do Sebrae, Luiz Barbosa, não há números exatos sobre esse nicho no Estado, mas basta uma rápida volta pela cidade para verificar a quantidade de novos empreendimentos que ainda serão instalados. Barbosa explicou que esse crescimento, atrelado à melhoria da economia no cenário global, também se explica pelo fato de muitas franquias já não terem mais para onde crescer nas grandes cidades, o que força uma expansão para as cidades de médio e pequeno portes. Pesquisas recentes revelam que dificilmente as franquias vão à falência, porque já existe um modelo de gestão pronto. Como resultado, uma enorme variedade de negócios se beneficia desse sistema de franquias nos mais diferentes ramos de atividade. A franquia da Via Uno (sapatos, bolsas e acessórios femininos e masculinos) é uma das mais novas em Boa Vista. Há três meses no mercado, o proprietário da marca já estuda a implantação de um outro negócio local, levando em conta o sucesso e a aceitação imediata da população com o empreendimento já instalado. A gerente da loja, Leandra Escanferla, e o consultor de vendas Fábio Brito informaram que foi feito um estudo para identificar qual seria o melhor local para abrir a loja, um espaço mais “a cara” da marca, que vem passando por um processo de elitização, caindo no gosto das classes A e B. “O proprietário já tem duas franquias da marca no Amazonas e, depois de analisar o mercado local, decidiu expandir o negócio para Boa Vista. Já conseguimos bater as metas estabelecidas pela fábrica, o que demonstra que o Estado tem, sim, público para comportar o tipo de empreendimento”, destacou Escanferla.

Dez importantes dicas para abrir uma Franquia.
1. Identificar-se com o tipo de negócio – Não adianta abrir uma franquia cujos produtos ou serviços não agradam ao futuro franqueado. Não basta uma marca renomada para que tudo dê certo, mas, sim, gostar do negócio e ter prazer em fazer parte dele. Nada como a motivação pessoal para chegar ao sucesso.
2. Investir até 70% do seu capital disponível – É prudente reservar 30% do seu investimento para cobrir despesas pessoais. Lembre-se de que, no primeiro ano, é bem provável que sua unidade franqueada não renda o que você necessita para manter seu padrão de vida. E a queda no poder aquisitivo pode gerar, até, conflitos familiares.
3. Checar as franquias existentes no tipo de negócio que você se identifica – Procure informar-se sobre quais são as marcas disponíveis no mercado; há quanto tempo elas existem; quantos franqueados possuem e se há locais disponíveis para abrir unidades.
4. Conversar com o franqueador e saber qual a proposta da franquia e os diferenciais em relação às concorrentes – Qual é a visão do franqueador da marca que você escolheu investir? Aonde ele pretende chegar? O que ele tem de especial que justifique seu investimento? Antes de entrar para a rede, procure conhecer bem quem ela é. É como um namoro: não case sem conhecer o pretendente.
5. Ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia – Trata-se de um documento importante e indispensável que deve reunir todas as informações relativas ao negócio. É uma exigência da lei que rege o sistema de franchising brasileiro.
6. Submeter o Contrato de Franquia à apreciação de um advogado – Vale a pena consultar um especialista antes de assinar o contrato. No entanto, eleja um profissional que conheça bem o sistema e a lei que o regula.
7. Conversar com os franqueados e checar os resultados que cada um está obtendo e o nível de satisfação com o franqueador – Quem está na rede pode auxiliá-lo a amadurecer a escolha por determinada rede. Nada como a experiência. Procure saber, principalmente, como o franqueador lida com a rede no dia-a-dia e se ele realmente trabalha pela marca.
8. Conversar com ex-franqueados – Procure informar-se sobre a rede com quem já fez parte dela. É um contraponto que pode ser decisivo na sua seleção.
9. Solicitar do franqueador uma avaliação do ponto comercial – A escolha de um bom ponto comercial é decisiva para o sucesso de um negócio. E nada melhor que a orientação do franqueador, que tem a experiência necessária para apontar o que pode ou não funcionar. Comercialmente, ele também pode ter maior poder de barganha.
10. Fazer um “test-drive”- Verifique com a franqueadora se é possível acompanhar, durante um período, o dia-a-dia de uma unidade franqueada ou própria. Sinta como é a operação a fim de tornar sua escolha ainda mais consciente.

Reportagem: Vanessa Lima

Luz no fim do túnel.
A Área de Livre Comércio tem facilitado a vinda de várias franquias para Boa Vista. Na Ville Roy, em breve abre a Spoleto (no antigo Texas Ice), no bairro São Pedro será instalada a Kopenhagen, com seus chocolates deliciosos. Subway e China In Box estão fechando pontos em breve. Mesmo com os Governos em crise, a iniciativa privada está nos mostrando uma luz no fim do túnel.


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