Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Turismo: Serra do Tepequém.




A Serra do Tepequém, localizada no Município de Amajari, é sem dúvidas um dos principais pontos turísticos de Roraima. O principal atrativo é a natureza exuberante. Para quem gosta de Ecoturismo, a Serra do Tepequém é o lugar perfeito. 







Cachoeiras, serras, platô, inúmeras trilhas pelo lavrado, artesanato e os habitantes locais, cuja maioria é formada por ex-garimpeiros, são apenas alguns dos atrativos da região. O contato com esses habitantes é uma boa forma de saber um pouco mais obre a história do local. 



Cabo Sobral, a antiga vila abandonada, também é um atrativo que nos faz voltar ao passado. Esse foi o primeiro povoado do local, surgido décadas atrás, quando a exploração de diamante era intensa. Inclusive, foi a atividade garimpeira uma das responsáveis pelo surgimento da vila. Hoje, os poucos moradores do local, que sobrevivem do turismo e artesanato, concentram-se na Vila do Paiva, onde há pousadas, que oferecem serviços satisfatórios.

Acesso.

O acesso inicial é feito pela BR-174, sentido Pacaraima. São 91 km até a Vila Três Corações, localizada no Amajari. Neste local, dobra-se à esquerda e, pela RR-203, percorre-se mais 103 km, até a base da serra. Deste ponto à Vila do Paiva são mais 7 km de subida íngreme. O percurso, que totaliza aproximadamente 201 km e pode ser feito em cerca de 03 horas, está totalmente asfaltado.

A Lenda.
Diz a lenda indígena que um vulcão furioso derramava suas lavas e destruía tudo. Um caminho de chamas surgia e corria pela Serra. O fogo varria tudo o que havia pela frente: árvores, casas, bichos, tudo. Para acalmar a fúria do terrível vulcão foi preciso o sacrifício de três belas índias virgens da tribo, que se lançaram às lavas. As lágrimas das três índias teriam se transformado em diamantes, que eram abundantes até bem pouco tempo na região.

Fonte: http://www.teresasurita.com/2011/04/serra-do-tepequem-um-dos-tesouros-de.html#comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário