Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento: Grandes Linhas de Transmissão vão se encontrar em Boa Vista.




A determinação do governo brasileiro, sob a orientação da Empresa de Pesquisa Energética, de que nenhuma capital de estado seja alimentada por um único sistema de fornecimento de energia, ficando suscetível a interrupções no fornecimento, fez com que as autoridades do setor priorizassem o projeto para incluir Boa Vista no sistema elétrico nacional.
Atualmente, apenas as cidades de Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR) são atendidas por um único sistema, isolado das linhas de transmissão que hoje cobrem a maior parte do território nacional. Por questões estratégicas, o governo brasileiro definiu como prioridade interligar todas as capitais ao sistema.
Abastecida exclusivamente pela Linha de Transmissão de Guri, complexo de três usinas hidrelétricas em Puerto Ordaz, na Venezuela (Raul Leoni, Macágua I e Macágua II), Boa Vista sofreu com racionamentos em 2010, por conta de problemas de geração naquele país, o que obrigou a Eletronorte a religar a Usina Termelétrica de Floresta, que queima óleo diesel.
Para promover a interligação destas três capitais ao sistema nacional, a Eletronorte está construindo uma linha de transmissão entre a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, e a cidade de Macapá. Outra linha de transmissão, já iniciada e com previsão de conclusão até 2012, vai ligar a UHE de Tucurui à capital do Amazonas.
O presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, assegurou à senadora Ângela Portela que a linha de transmissão de Manaus a Boa Vista será concluída praticamente junto com o Linhão Tucuruí/Manaus. Como a rede vai seguir o percurso da BR-174, não haverá necessidade de desmatamento, o que diminui o tempo de conclusão da obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento e vai receber investimento de 800 milhões de reais apenas neste trecho.
TURTUBRA - No médio prazo, será construída a linha de transmissão entre a Usina Hidrelétrica de Turtubra, na Guiana, e Boa Vista. Esta obra, fruto de acordos internacionais firmados entre os governos dos dois países, será construída na Guiana por um consórcio de empresas brasileiras, com recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES. A Hidrelétrica de Turtubra vai gerar 800 Megawatts.
Desse total, a Guiana ficará com cerca de 100 MW para abastecer um complexo de produção de alumínio. A energia excedente, 700 MW, será incorporada aos sistemas brasileiro e venezuelano, por meio da linha de transmissão até Boa Vista, que será conectada ao Linhão de Guri e ao Linhão Boa Vista/Manaus/Tucuruí. Com isso, Boa Vista deixará de ser um sistema isolado para se transformar num grande centro de distribuição de energia, de fontes distintas. 
ESTRADA - Ângela Portela explica ainda que está em permanente contato com a Casa Civil da Presidência da República e com o ministro das Relações Institucionais, Luis Sérgio, com o objetivo de manter na pauta do governo brasileiro a construção e pavimentação da estrada que vai ligar Lethen à capital da Guiana, Georgetown. “Já existe o entendimento de que esta estrada é fundamental para o Brasil e para a Guiana, então vamos continuar trabalhando com a perspectiva de construí-la durante o governo Dilma”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário